sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Aquário Marinho - Cálcio Outro Elemento Fundamental. Parte 3

Solubilidade do Carbonato de Cálcio no Aquário Marinho

São muito interessantes os resultados da sobre saturação do Carbonato de cálcio em nossos aquários.
Um desses efeitos que muitas pessoas rapidamente notam na manutenção de um aquário de corais é que os aquecedores e outros objetos que esquentam são visto coberto por uma camada de sólidos sobre eles.

Por que isso acontece?

Este sólido é principalmente formado por carbonato de cálcio. Claro que tem outros cristais também como magnésio e outros metais, fosfato e outros anions e etc. Existem duas razões pra isso acontecer, sendo que a primeira não é nada óbvia.

A primeira razão de o carbonato de cálcio precipitar no aquecedor é simplesmente pelo fato que o carbonato de cálcio na água marinha é ligeiramente menos solúvel com a elevação da temperatura. Visto que carbonato de cálcio já é sobre saturado, o efeito é que quando a água é aquecida, a sobre saturação do carbonato de cálcio se eleva, provavelmente aumentando a precipitação.

Por conseguinte, se um tanque tem uma sobre saturação de cerca de 3 para a aragonite e 5 para a calcita a 25 ° C (tipicamente para a água do mar), em seguida a 40 ° C a sobre saturação aumentou para cerca de 3,3 e 5,2, respectivamente. A 80 ° C, esta sobre saturação aumentou para 5,4 e 6,8, respectivamente. Uma vez que a sobre saturação tem aumentado, a probabilidade de precipitação aumentou, e este aumento é parte da explicação da razão pela qual a precipitação tem lugar em aquecedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário