quinta-feira, 10 de abril de 2014

Substrato

Já ouviu alguém dizer que tem coisas que não dá pra discutir, como futebol, política, religião e alguns ainda citam mulher? Perdoem-me as mulheres. Mas é o que dizem...
O mesmo se dá quando o assunto é ter ou não ter substrato. Parece até uma questão Shakespeariana. Ser ou não ser, eis a questão...
Se você visitar fóruns, mesa de bar e assim por diante,  você vai ouvir pessoas defenderem, cada um, o tipo de substrato que acha melhor. É uma coisa de doido.
Como não quero criar problemas nem discutir o sexo dos anjos, chover no molhado, e assim por diante, vou apenas falar sobre cada tipo de montagem quanto ao substrato e quais são suas vantagens e desvantagens. Ai o amigo aquarista escolhe o que lhe convém sobre a melhor montagem.

Bare Bottom ou Fundo nu (BB) – Nessa montagem, muito visada por quem quer ter SPS, o fundo do aquário não tem nada nele. Não tem areia, aragonita ou qualquer outro tipo de substrato. Alguns, para melhorar a aparência geral do aquário, costumam colocar uma resina no fundo para não ficar direto no vidro.
Vantagem – Facilidade de limpeza e manutenção. Não tem sujeirinha pelo fundo, portanto não há acumulo de comida nem fezes de peixe. Para que isso ocorra, é necessário uma circulação estúpida para que a sujeira produzida pelo sistema possa ser levada até o sump e ser retirado pelo sistema de filtragem.
Nesse tipo de montagem há também necessidade de compor uma área específica para fixação das bactérias para que ocorra o ciclo do nitrogênio, ou seja, a sujeira seja transformada em nitrito, este seja transformado em nitrato e por fim seja transformado em nitrogênio. É bom salientar que em todos os tipos de montagem haverá essa necessidade, porém, nesse tipo de montagem a área para isso deve ser bem maior.
Desvantagem – Grande quantidade de circulação, área muito grande para criação de bactérias, quase não tem animais bentônicos vivos no display.



Shallow Sand Bed ou Cama de areia rasa (SSB) – Esta montagem é muito semelhante com a BB, porém, com algum substrato no fundo com o único objetivo decorativo.
Vantagem – Pouco gasto com o substrato, facilidade de manutenção do mesmo, e efeito decorativo melhor que o BB.
Desvantagem – Dependendo da granulometria, areia do fundo em suspensão  na água, pouca vida bentônica, grande área para criação de bactérias.



Deep Sand Bed ou Cama de areia profunda (DSB) – Nesse tipo de montagem, fazemos um substrato visando duas coisas principais. Criação de bactérias para de nitrificar o ambiente dar suporte para a micro vida que existe no aquário. Olhando assim parece uma maravilha, solução espetacular, supra sumo para o aquário. Sem sombra de dúvida a idéia é muito boa, mas nem tudo são flores. Para que o DSB funcione adequadamente é necessária uma montagem desse substrato com diversas granulometria e ter animais bentônicos para remexer esse substrato de forma eficiente. Se montar ele dessa forma, com certeza, vai funcionar muito bem.
Vantagem – Condição ideal para animais bentônicos e micro vida, com o tempo contribui para de nitrificação do ambiente reduzindo o nitrato e o fosfato.

Desvantagem – Se não for montado de maneira adequada aumentará muito a carga orgânica exigindo skimmer super potentes e muita sujeira suspensa no ambiente. Além disso pode diminuir o tempo útil do aquário drasticamente.



Leituras interessantes para fazer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário